Criar uma logomarca única não é um processo simples. Há uma série de aspectos que devem ser considerados, afinal estamos falando de algo que vai muito além das cores e do visual: há todo um conceito por trás dela que precisa ser compreendido e respeitado.
Sendo assim, antes de partirmos para a parte técnica da criação da logomarca é necessário que alguns pontos sejam muito bem esclarecidos. Dentre eles, os seguintes:
1. Logomarca memorável
Para ser considerada funcional e memorável uma logomarca precisa ser facilmente identificada e lembrada entre aqueles que tiveram contato com ela. Isso é fundamental para que a marca que ela representa também seja lembrada.
Por isso, uma das melhores apostas é dar preferência para traços simples e cores básicas, mas de forma muito atraente e eficiente.
Se optarmos pelo contrário podemos acabar fazendo com que a memorização seja dificultada, logo, não é muito interessante seguir por esse caminho.
Um exemplo prático dessa ideia é a logo do McDonald’s.
2. Logomarca atemporal
A preocupação com a longevidade da logomarca deve ser uma constante no processo de criação. Por exemplo, ela não pode estar sujeita a se alterar sempre que houver uma nova tendência. O objetivo é que ela dure e se possível, por muito tempo.
Pode ser complicado, mas o ideal é que o signo criado para a marca agora ainda sirva para as próximas três ou quatro décadas.
Não contar com uma logo atemporal dificulta a memorização tanto dela quanto da marca. Além disso, torna-se um processo pouco prático e econômico.
3. Logomarca versátil
Esse é um ponto crucial. Uma logomarca eficiente é aquela que pode ser usada nos mais variados meios. Ou seja, ele precisar ficar bem desde o perfil no Instagram passando por um adesivo no carro até um outdoor, por exemplo.
Em outras palavras: não importa onde ela esteja sendo usada, o fato é que precisa ser altamente eficaz.
Esse é um problema que pode surgir quando concentramos os esforços para criar uma logo apenas para um meio. Por outro lado, isso não excluí algumas pequenas adaptações.
Claro que não existem apenas esses pontos que devem ser observados. Aliás, de acordo com a empresa e seu campo de atuação as necessidades poderão ser maiores ou menores. Mas há aspectos que são válidos em qualquer situação:
- evite sempre colocar informações desnecessárias;
- conheça muito bem seu público-alvo e desenvolva todo o trabalho em torno dele;
- faça pesquisas de opinião;
- entenda a psicologia das cores;
- desenvolva algo que agregue valor;
- sempre procure um profissional para trabalhar com a identidade visual de sua empresa.
Conclusão
Na realidade, não importa se sua empresa atua apenas no seu bairro ou é uma multinacional presente em todos os países do mundo. O fato é que definir o público e estruturar uma comunicação que consiga estabelecer um relacionamento íntimo com ele é essencial para o sucesso dos negócios.
Por fim, não importa o que esteja planejando fazer sempre procure desenvolver soluções criadas com base em análises, pesquisas e muita informação.
Quando agimos dessa maneira temos muito mais chances que de que, não apenas nossa logomarca seja única, mas toda a identidade visual.
E você, tem alguma opinião ou consideração sobre esse assunto? Aproveite e compartilhe conosco em nossos comentários.