Na criação e estruturação de uma página comercial ou de um produto, a identidade visual produzida possui enorme importância, principalmente quando se busca maior engajamento entre consumidores e empresas e maior destaque no mercado.
As ferramentas de divulgação como a versatilidade de cores das logomarcas são estratégias muito utilizadas atualmente por profissionais de Design Gráfico, responsáveis pelo gerenciamento das páginas, pois ao moldar as logos de modo mais criativo, inovador e com cores específicas, eles despertam no consumidor sentimentos distintos e podem melhorar o modo como o cliente percebe a própria marca.
É extremamente comum considerar as cores de logomarcas como desnecessárias, todavia, as paletas de cores são a chave de sucesso para refletir todos os valores que a marca deseja compartilhar com os consumidores. Por isso, antes de passar o pincel e dar cor aos negócios, é necessário analisar a relação entre o comércio e o significado psicológico das cores existentes, justamente para que seja possível transmitir a imagem que a empresa espera ter no mercado e conquistar o público-alvo desejado.
Antes de compartilhar algumas cores e sua visão psicológica, é interessante comentar que existem diversas plataformas que podem auxiliar no desenvolvimento da logomarca, oferecendo para aqueles que se encontram perdidos nas paletas, um empurrão na hora de tomar uma decisão estratégica. Alguns exemplos de plataformas são o Adobe Color e o Paletton, que além de possuírem um leque enorme de possibilidades, são fáceis de manusear e podem ser acessadas a qualquer momento.
A PSICOLOGIA DAS CORES
Conforme citado anteriormente, as cores das logomarcas são o que fazem a diferença no mercado atualmente, sendo fundamentais na composição gráfica. Para iniciar essa análise, nada melhor do que uma cor quente como o vermelho.
VERMELHO: Baseada nas emoções, a cor vermelha é responsável por incentivar o consumidor a tomar ações rápidas e decisivas, além de ser a cor da intensidade, agressividade, raiva e da paixão. Por possuir essas breves características, é normal encontrá-la em empresas de fast food, como por exemplo, o McDonald’s, onde é protagonista quando o assunto é despertar o apetite.
AMARELO: Por estimular o funcionamento cerebral, a cor amarela oferece sentimentos de alegria e acolhimento, além de despertar no consumidor certa curiosidade e otimismo. Ao contrário do vermelho, o amarelo pode gerar vibrações festivas sem relações com agressividade ou paixão, todavia, o excesso de amarelo pode estimular a ansiedade, requerendo muito cuidado na hora de gerenciar o logotipo.
AZUL: Os pensamentos que giram em torno da cor azul e que são propagados pela população são de que por ser uma cor fria, o azul transmita sentimentos como tristeza, desânimo e desinteresse. Porém, os tons de azul, sendo claros ou escuros, são responsáveis pelo estímulo da criatividade, além de ajudar a determinar o foco de ação, proporcionar tranquilidade, calmaria e despertar confiança. Alguns exemplos mais básicos de aplicação seriam as empresas especializadas na área da tecnologia, como a DELL, ou marcas de veículos como a Volkswagen.
VERDE: Conhecida como a cor da saúde, harmonia, equilíbrio e do bem-estar, a cor verde é comumente associada ao meio-ambiente, gerenciamento da fauna e flora e sensibilidade. Por conta dessas características, o verde oferece equilíbrio emocional, estabilidade e resistência, e é encontrando em logotipos de empresas e organizações relacionadas ao meio-ambiente, como o Greenpeace, equipes de caridade, entre outras.
ROXO: A cor roxa é responsável pela sensação de luxo, riqueza e extravagância, todavia, pode ser atrelada à espiritualidade, à fantasia e à imaginação. Ao mesmo tempo que a cor roxa pode conectar serviços e produtos de qualidade e sofisticação elevada, ela pode unir arte, comunicação e questões futurísticas de uma só vez. Existem diversos exemplos que utilizam a coloração roxa, como o próprio Yahoo.
As cores acima são apenas algumas das cores mais utilizadas por empreendedores na atualidade. Ainda existem diversas cores como preto, dourado, laranja, rosa, que podem ser exploradas e aplicadas no logotipo, bastando apenas identificar as prioridades da empresa, quais cores contrastam com essas ideias e como aplicá-las de maneira que o público-alvo se sinta comovido e interessado pelos produtos ou serviços que são oferecidos.
É primordial ter em mente que, por mais que esse processo seja uma pouco trabalhoso e demande tempo, os resultados obtidos posteriormente serão positivos, principalmente na sociedade atual, que prioriza a estética.