A pandemia gerada pelo novo coronavirus tem mudado hábitos e paradigmas de nossa sociedade, forçando as pessoas a um distanciamento social e consequentemente mudando as relações de interação entre as pessoas. Porém, as mudanças não foram percebidas apenas entre as pessoas uma vez que empresas multinacionais e até mesmo gigantes nacionais tem entrando em ação para reforçar o conceito de distanciamento social. Com isso, a pandemia trouxe mudança na relação entre clientes e grandes empresas conhecidas em todo o mundo.

Uma das campanhas mais recentes adotada por gigantes como, por exemplo, Audi, Coca-Cola, McDonald’s, Mercado Livre e Mercedes-Benz é a alteração de suas conhecidas logomarcas de forma a encorajar o distanciamento social. O objetivo é simples e claro: alterar as clássicas logomarcas, que são conhecidas no mundo inteiro, de forma a transmitir a mensagem de que o isolamento social é um forte aliado na tentativa de conter a contaminação em massa e evitar o colapso do sistema de saúde.

Um dos exemplos foi a mudança na logomarca do Mercado Livre, um dos gigantes do marketplace. Vale destacar que a tradicional logomarca do Mercado Livre traz um singelo aperto de mãos. Porém, como esta é uma das formas de contaminação pelo novo coronavirus, então a logomarca foi atualizada para um toque de cotovelos, nas mesmas cores da imagem tradicional. Vale destacar que o toque de cotovelos é o mais recomendado durante a pandemia para quem deseja interagir com seus amigos. Com isso, a marca não trás apenas uma nova imagem para associar ao seu negócio, mas sim uma mensagem/recomendação para os seus clientes em um momento tão delicado.

Mas as mudanças apresentadas pelo Mercado Livre não se resumem apenas a sua logomarca. A empresa também adotou uma política de mediação de preços de todo e qualquer item considerado de primeira necessidade. Com isso, a empresa monitora constantemente preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e até bebidas. Além disso, o preço do álcool gel, um dos produtos mais importantes da atualidade, também recebe uma atenção especial.

A Audi, gigante alemã do setor automobilístico, produziu e compartilhou em suas redes sociais uma animação que mostra as icônicas argolas entrelaçadas de sua logomarca se separando. Com isso, a mensagem traz à tona a importância do afastamento social bem como a quarentena como métodos de conter o avanço do novo coronavius. Além disso, a empresa alemã também emitiu uma nota oficial onde reafirma que é uma missão de toda a sociedade se unir de forma a diminuir a curva de contágio pelo vírus e uma das formas mais eficientes, segundo os órgãos oficiais, é justamente o distanciamento social e, consequentemente, a diminuição do contato entre as pessoas.

Outra grande empresa alemã do ramo automobilístico, a Mercedes-Benz, também entrou na campanha mundial. O novo logotipo lançado pela empresa em tempos de pandemia trás a sua clássica estrela e o aro que a envolve, porém as pontas da estrela não tocam o aro. O afastamento entre os dois símbolos simboliza justamente o afastamento social. Segundo a empresa, trata-se de uma forma de agradecer os profissionais de saúde e todas as pessoas que estão cumprindo a recomendação de isolamento social.

O McDonald’s, gigante do fast-food, trouxe como parte da campanha a separação daqueles famosos arcos dourados em logomarca que formam a letra “M”.

A Volkswagen, outra fabricante de automóveis alemã, também trouxe uma mudança na sua logomarca como parte da campanha. Com isso, as letras “V’ e “W”, que antes estavam juntas, agora estão mais distantes.