Quando falamos sobre logomarca estamos nos referindo a um dos ativos mais relevantes e valiosos de uma empresa. Afinal, esse elemento de comunicação visual será o responsável por ser a base para divulgar, solidificar e posicionar o negócio no mercado.

Entretanto, seja por falta de dinheiro, falta de conhecimento sobre profissionais ou simplesmente, por não conhecer o real valor que uma logomarca tem para uma empresa, algumas pessoas optam por escolher quem faz e vende o serviço mais barato.

O primeiro ponto a ser observado é que isso quase nunca é uma boa opção. Imagine que você compre um produto que custa R$600 e é o mais modesto da linha. Então, surge alguém vendendo o mesmo produto por R$60, provavelmente, seu primeiro pensamento é de que existe algo de errado.

A mesma coisa acontece com a produção de uma logomarca. Normalmente, as situações mais problemáticas envolvem má qualidade, cópias e a irresponsabilidade do profissional.

Porém, nem sempre uma logo barata é sinônimo de problema. Daqui a pouco veremos um exemplo disso, mas antes, veja o que é considerado na formação do preço de uma logomarca.

Processo de desenvolvimento

Como apontamos, a logomarca é uma das coisas mais importantes para um negócio, uma vez que representa a empresa.

O processo de criação é algo complexo e demanda horas, quando não dias. Para isso, o profissional analisa uma série de fatores, especialmente aqueles que dizem respeito a imagem que a empresa deseja passar: admiração, confiança, valores, etc.

Depois disso, ainda vem o estudo de mercado e da concorrência, afinal, é preciso que tudo seja original.

Apenas um profissional experiente e qualificado vai saber lidar com esses aspectos. Ou seja, criar algo personalizado, único e que, de fato, atenda às necessidades da empresa.

É muita coisa, e isso porque sintetizamos bastante. Porém, já fica claro que pela complexidade, dificilmente o preço muito abaixo do cobrado pela média do mercado pode resultar em algo seguro e de qualidade.

Sendo assim, é melhor deixar de lado as promoções extremamente suspeitas, pois ninguém cobra valores insignificantes por algo que demanda esforço, conhecimento, prática e tempo. E, também, ninguém tem dinheiro para ficar desperdiçando com retrabalhos e serviços mal feitos.

Quais cuidados ter

Muitas vezes, quem procura um profissional para desenvolver a logo de seu negócio não faz a mínima ideia dos valores e de como tudo é feito. Por isso, acaba caindo no erro das logomarcas baratas.

Nesses casos, existem algumas coisas que ajudam a selecionar melhor o profissional:

  • Da mesma forma que investimentos muito baixos são suspeitos, aqueles muito acima da média do mercado também são;
  • Evitar o profissional que demora para entregar;
  • Evitar profissionais que realizam processos excessivamente longos;
  • Nunca contratar aqueles que entregam resultados abaixo do esperado.

Mas como se informa sobre esses pontos? É simples, quase todos os profissionais que atuam nessas áreas contam com portfólios, divulgação de trabalhos e listas de antigos clientes. Conversar com algumas pessoas que já contrataram os serviços dele pode ajudar.

Vale a pena pesquisar sobre, especialmente para se ter uma visão melhor sobre como é a qualidade do trabalho entregue.

Outra maneira de evitar problemas é a velha recomendação. Além de facilitar o processo é possível garantir um pouco mais de segurança.

Quando a logo pode ser barata

Falamos que uma logo também pode sair barata, mas depende do caso. Uma situação comum são empresas especializadas e profissionais que dão bons descontos no seu desenvolvimento, mas desde que um pacote seja contrato.

Em alguns casos, isso pode até ser uma boa ideia (desde que sejam profissionais e plataformas competentes, sólidas e de boa reputação), por exemplo, a pessoa pode fechar um pacote que ofereça o desenvolvimento do site, a hospedagem, gestão das redes sociais e etc. Se for interessante para o negócio a contratação de outros serviços, vale a pena considerar esse ponto.

Por fim, lembre-se que a logomarca estará em todos os lugares, físicos e virtuais, onde a empresa deseja estar.