Logomarca é a união da representação escrita (gráfica) específica de uma marca com seu ícone emblemático (visual). Ou seja, ela reúne os dois conceitos para formar essa representação, que traça publicamente o perfil comercial de uma instituição.

Saiba mais sobre a logomarca e sua importância:

Em um mundo cada vez mais acelerado, a comunicação precisa ser rápida e eficaz. No mundo dos negócios não é diferente, a concorrência é acirrada, existe uma infinidade de produtos e serviços semelhantes, a preços e condições equiparadas, que são disseminados rapidamente.

Para uma empresa se destacar em seu segmento, toda estratégia de marketing precisa ser bem elaborada. Por isso, a criação da logomarca certa é um diferencial valoroso para impulsionar significativamente o sucesso. Muito se fala acerca desse tema, mas uma opinião é unanime, a logomarca é o componente mais importante da identidade visual de uma organização.

O primeiro contato do público com uma empresa é pela imagem, daí a importância de uma boa logomarca. Ela deve expressar o conceito do negócio, favorecer a sua identificação e gerar empatia com o cliente. Mais que isso, a logomarca influencia no desenvolvimento da organização, reafirma a imagem profissional do negócio e traz credibilidade. O resultado é o crescimento nas transações e, possivelmente, um maior lucro.

Uma logo satisfatória tem algumas particularidades, ela precisa ser clara, atemporal, de fácil memorização e capaz de causar boas impressões. A logomarca é desenvolvida com base em estudos de comunicação visual, publicidade e marketing, que definem as melhores cores, formas e tipos de letras a serem utilizados.

Assim, a logomarca se baseia em três elementos:

Cores

Estudos apontam que as cores influenciam as pessoas muito mais do que se imagina. Elas são capazes de despertar impressões e emoções como bem estar, alegria, euforia, calma e, até mesmo, repulsa. Elas têm significados, por exemplo, o vermelho remete à ideia de calor, força, paixão e impulsividade. O amarelo faz lembrar claridade, luz, sol; o azul costuma ativar lembranças de assuntos ligados à espiritualidade e favorece o raciocínio. O preto representa elegância e nobreza, e a cor laranja, comunicação e agilidade. Essas descobertas são aplicadas no momento da criação de uma logomarca, para que ela seja satisfatória, tudo de acordo com a proposta da empresa.

Formas

Juntamente com as cores, as formas têm papel importante na formação da logomarca. O raciocínio é basicamente o mesmo e também tem origem nos estudos nos estudos e pesquisas sobre a influência das formas na percepção do indivíduo. De acordo com essas teorias, os moldes quadrados, por exemplo, dão a impressão de segurança e tranquilidade, bem como de ascensão. As imagens circulares traduzem a ideia de movimento e renovação. Já o triângulo é associado a assuntos de cunho filosófico e intelectual.

Grafismo

Não menos importante o grafismo, geralmente presente nas logomarcas, também ajuda a complementar a imagem que a empresa deseja passar. Letras em formato manuscrito são mais indicadas para promover negócios relacionados à educação, artesanato, culinária e diversão. As letras em estilo “arial” são muito utilizadas em empresas que atuam em tecnologia, inovação e comunicação. Já as em estilo “times”, que imitam os antigos tipos, são mais usadas em negócios formais, geralmente ligados a áreas tradicionais como direito e medicina.

Identidade Visual

Com a logomarca estabelecida, se pode desenvolver a identidade visual completa da empresa, que vai muito além de cartões de visita. Ela deve estar presente em uniformes, carros, propagandas, sinalizações internas, sites e em todo o material possível de ser personalizado. Isso trará visibilidade, credibilidade e destaque no mercado.