Para que uma empresa seja reconhecida no mercado é preciso que ela possua uma identidade, pois essa é a principal forma com a qual a marca se comunica com o seu público alvo. Em tempos de tecnologia como hoje em dia, onde bilhões de usuários utilizam a internet diariamente, é ainda mais importante investir na marca do negócio para que ele seja reconhecido facilmente no meio digital, por exemplo.
Por isso, a criação de um logotipo é um dos pontos mais importantes de uma marca que deseja criar uma forte identidade junto ao seu público alvo. O logotipo é a ferramenta utilizada pelas empresas para se comunicar com as pessoas, para reforçar a própria marca e transmitir todos os valores e missões da empresa através de um design gráfico personalizado.
Dessa forma, fica evidente que essa é uma ferramenta muito importante e que deve ser utilizada pela empresa para reconhecimento e fortalecimento da marca. Com isso, é preciso muita atenção na hora de criar um logotipo. Não é apenas um design gráfico qualquer, é o design gráfico que vai representar a empresa. O resultado final precisa, de alguma forma, se comunicar com o público alvo. Ao ver esse logotipo as pessoas devem automaticamente lembrar da empresa e a marca por trás dele.
Simplicidade é o primeiro passo
Qualquer logotipo deve ser funcional, bonito e simples. Uma vez que ele é uma representação gráfica daquilo que é a empresa, então é necessário que o logotipo seja fácil de entender e ser identificado pelas pessoas. Informações em excesso ou detalhes que não vão agregar em nada ao resultado final devem ser descartados. Muitos detalhes e elementos podem deixar o resultado final bastante confuso e desorganizado. Com certeza essa não é a mensagem que uma empresa quer transmitir para o seu público alvo.
Com isso, o desenho central que compõe o logotipo, o nome da empresa e um slogan já são elementos mais do que suficientes para a criação do logotipo. Vale destacar que muitas empresas adotam apenas o desenho criado graficamente e um slogan, pois isso já é suficiente para as pessoas identificarem a empresa.
É preciso pensar na aplicabilidade do logotipo
Outra dica fundamental é estar atento as formas de aplicação que esse logotipo terá. Ele pode ser utilizado como desenho central de um stand dentro da loja, por exemplo? É possível criar propagandas e ações de marketing interativas com esse logotipo? Esses são caminhos interessantes, pois além de ser bonito, agradável e simples é preciso que seja fácil aplicar esse logotipo em diferentes situações.
Estudar a concorrência
Fazer estudos de mercado é muito importante para qualquer negócio. Saber o que a concorrência está oferecendo é uma ótima forma de conseguir ideias para diferenciais competitivos dentro do negócio. Para a criação do logotipo não é diferente, é preciso saber como os concorrentes se comunicam com o público alvo. O objetivo não é copiar nada e sim entender como se dá o processo de interação entre usuários e as marcas concorrentes por meio do logotipo.
Acompanhando as tendências
Para que o resultado final tenha um grande impacto no público alvo é preciso acompanhar quais são as tendências do design gráfico nos dias de hoje. Não adianta nada fazer um logotipo interessante para o início dos anos 2000, afinal de contas o ano atual é 2021.
Conhecendo o público alvo
Esse detalhe é fundamental no momento da criação de um logotipo, pois é preciso conhecer o público alvo ao qual é destinado o resultado final do logotipo. São a essas pessoas que uma mensagem será redirecionada, que uma marca será exposta. Portanto, é preciso conhecer informações como, por exemplo, a forma de se comunicar, se é mais formal ou informal; se essas pessoas estão muito ligadas no meio digital; quais as preferências de consumo; faixa etária; preferências culturais e etc.
Conceituação do logo
O logo é o desenho no logotipo e um membro importante do conjunto. Conceituar esse desenho significa determinar quais as mensagem ou reflexões que ele permite transmitir ao usuário quase que de forma automática. Ou seja, esse é um dos passos mais importantes desse planejamento, pois define aquilo que o usuário precisa absorver ao entrar em contato com o logotipo da marca.
Colocando as ideias em prática
Fazer esboços do logotipo é também uma das etapas do planejamento. Colocando as ideias em prática é possível saber o que ainda precisa ser melhorado e o que já está de acordo com o objetivo final. Com isso, novas ideias podem surgir para contribuir com o resultado final.
Portanto, é importante destacar que a criação do logotipo é algo muito específico e que depende das características e objetivos de cada empresa. Deve ser algo bastante original e ao mesmo tempo capaz de se comunicar com as pessoas. Além de possuir elementos fáceis de serem memorizados ele também deve ser capaz de identificar a marca por trás dele, os propósitos envolvidos bem como o que a marca é capaz de oferecer para as pessoas.