Quatro palavras parecidas e quatro significados ora semelhantes, ora completamente diferentes. Apesar disso, todos eles têm algo em comum, eles têm a ver com MARCAS. Com base nisso, vamos direto ao assunto e solucionar de vez a sua dúvida o que são Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo e, principalmente, qual a diferença entre eles?
Logotipo, isotipo, imagotipo e isologo
Começaremos com o que eles têm de igual (por isso os nomes parecidos).
Todos são representações gráficas de uma marca e optar por um deles está em um gosto pessoal ou como a própria marca é construída. Isso é tão verdade que há marcas que possuem vários deles, e não apenas um tipo.
Vamos a eles?
Logotipo
É a palavra mais usada para definir a representação gráfica de uma marca. Porém, nem sempre é a mais precisa, por isso nem muitas vezes não é a mais indicada. No logotipo usa-se somente a tipografia na marca, ou seja composições de palavras. É muito interessante usar a tipografia a marca e o que você mais precisa é divulgar o nome da empresa.
Exemplos de peso são a Coca-Cola, Canon ou Walt Disney.
Isotipo
Aqui estamos falando da parte icônica ou simbólica da representação gráfica de determinada marca, ou seja o ‘desenho’ que melhor define a empresa/marca. A marca será representada através de um símbolo, um ícone.
Ao usar um isotipo, ele representa a marca e não precisa de adições extras, como o nome ou se preocupar com o tipo de letra. O ícone é suficiente. É claro que, em geral, ele funciona bem para marcas que já estão consagradas, como a marca representada por uma tal “maçã”, ou aquela que faz as mulheres tremerem só de verem os dois “Cs” cruzados (Chanel), ou o símbolo da VolksWagen.
O isotipo é poderoso, com apenas um olhar de relance, você identifica a marca, só de visualizar seu símbolo. Use-o quando a marca tiver grande expressão no mercado.
Além dos exemplos citados há muitos outros como a Vale, por exemplo.
Imagotipo
Você já deve estar perguntando: “Não seria ideal usar ambos?” Sim, e é exatamente isso que o Imagotipo faz. Talvez possamos dizer que ele é muito eficaz para uma pessoa que tem a meta de um dia poder usar só o isotipo (se sua empresa atingir o nível de popularidade para isso).
Da união entre isotipo e logotipo nasceu o Imagotipo. Para ser ainda mais didático: Imagem + logotipo. Ainda que estejam juntos, a parte textual e o símbolo aparecem juntos, mas não um sobre o outro.
Alguns exemplos são: Amazon, Santander e Carrefour.
Isologo
Neste caso, o símbolo e o nome são indivisíveis, unidos de forma integrada, ou seja um não existe sem o outro. Um não funciona sem o outro.
No isologo, o texto fica sobre o símbolo e ambos identificam a marca com a mesma importância, pois os dois são fortes, impactantes.
Os exemplos são inconfundíveis: Burger King, Nissan e NASA.
Agora que você já sabe a diferença entre Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais, já que essa é uma dúvida de muitas pessoas.