A logomarca é uma imagem que representa a empresa num todo, como uma assinatura. Logo, cometer um descuido na criação deste símbolo, pode ser um erro fatal para a apresentação e desenvolvimento da empresa no mercado e para a reputação do designer.
Para um designer ser capaz de criar uma boa logomarca, não basta apenas saber o ofício, a criação vai muito além disso. Veja a seguir alguns dos erros mais frequentemente cometidos nesse processo.
Em Curitiba, uma grande opção para desenvolver logomarcas é a Agência EIGHTY, de Curitiba/PR. Com mais de 10 anos atuando no mercado da capital paranaense, conta com excelentes profissionais capacitados para desenvolver grandes projetos.
Logos inflexíveis
Os logos de uma empresa são sempre muito utilizados em diversos contextos, seja no site, banners, cartões de visita, panfletos e muitos outros documentos da empresa, em diversos tamanhos e formas de impressão.
Portanto, é necessário que o designer faça um logo escalável e, principalmente, que trabalhe com um programa que atenda a necessidade de flexibilidade, como, por exemplo, o Adobe Illustrator.
Exagero nas tendências
É comum que o designer acabe investindo demais nas tendências na hora da criação do logo, porém, ao fazer isso, está sujeito a dois riscos:
Criar um logo que seja bastante parecido com vários outros, ficando extremamente clichê e atrapalhando na imagem subjetiva da empresa;
Fazer um logo que fique fora de contexto pós tendências.
Seria um desastre ter que mudar o logo de uma empresa, isso poderia atrapalhar no sucesso e desenvolvimento dela como um todo. Sendo assim, é melhor criar a logomarca baseada na imagem da empresa e descartar as tendências.
Desconsideração das características das empresa
Ao começar a criação de uma logomarca, é de extrema importância ter certeza de que captou a imagem que a empresa quer passar e que entendeu o que foi pedido pelo cliente.
Afinal, o logo deve representar a empresa, deve falar por ela e mostrar seus conceitos de forma ilustrativa, pois a logomarca é a identidade visual de uma empresa. Sendo muito importante para que ela cresça e possa se tornar referência de mercado.
Exagero em detalhes na Logomarca
Imagine um logo repleto de detalhes pequenos e cores vibrantes, com tanta informação que você nem consegue processar tudo o que está vendo. Uma logomarca exagerada em detalhes e informações traz uma sensação de poluição visual.
Como se não bastasse, a quantidade de detalhes também pode ser um grande obstáculo na hora de imprimir esse logo em tamanho menor, impedindo que permaneça com uma imagem clara e com qualidade. Lembre-se que o seu logo deve ser fácil de ser lembrado pelos clientes e não precisa de muitos detalhes e cores para ser marcante.
Ideias pouco originais para Logomarca
Não existe problema algum em se inspirar em logomarcas bem feitas de diversas outras empresas, mas isso é totalmente diferente de copiar, mesmo que parcialmente, um logo. O design deve ser original, feito para a empresa, de acordo com as necessidades dela. Existem milhares de combinações e ideias possível, não existe necessidade de fazer um cópia, arriscando a sua reputação e a da empresa.
Portanto, a criação de uma logo marca é um processo trabalhoso e cheio de detalhes importantes para ficar atento, mas que vale a pena fazer da forma correta para evitar problemas em seu trabalho.