O marketing são todas as ações que uma empresa irá tomar para conectar-se com o público alvo que ela pretende atingir. Por isso, é preciso entender todos os processos e detalhes que compõem a comunicação com o cliente em potencial. E uma das principais formas que as empresas buscaram para interagir com as pessoas foi por meio de ferramentas simples como o logotipo e a logomarca do negócio.
Um dos grandes erros de muitas empresas é achar que logotipo e logomarca são a mesma coisa. Apesar de algumas semelhanças esses são dois conceitos distintos e muito importantes para o estabelecimento de uma marca no mercado bem como o seu reconhecimento imediato por parte das pessoas.
Aquela maçã mordida nos dispositivos da Apple talvez seja um dos grandes exemplos do conhecimento dos conceitos de logotipo e logomarca bem como o impacto que eles podem causar. É quase que instantâneo associar aquele design com um produto da marca. O mesmo vale para os círculos entrelaçados com aparência metálica da Audi ou as curvas características que compõem o nome Coca-Cola em cada garrafa do refrigerante.
Qual é a diferença entre esses dois conceitos?
É importante destacar que ainda há um pouco de confusão por parte das pessoas quanto aos dois conceitos e a tendência é achar que são a mesma coisa. Não, logotipo e logomarca não é a mesma coisa. Apesar de poderem estar presentes no mesmo lugar e na mesma campanha de marketing eles são coisas distintas e diferenciar tais elementos irá garantir com que ambos sejam desenvolvidos da forma correta e fortaleçam a marca da empresa.
Prestando atenção aos logos de empresas em todo o mundo é possível perceber que, basicamente, um logo é composto tanto por uma parte escrita como um design gráfico. É justamente aí que está a diferença:
- O logotipo irá constituir a parte escrita, geralmente o nome da marca, de forma estilizada para associar aquele texto com a empresa.
- A logomarca é o desenho, desenvolvido por meio de ferramentas de design gráfico, que também pode ser um símbolo ou ícone e tem a missão de representar a marcar por meio gráfico.
Ou seja, logotipo e logomarca podem ser entendidos como conceitos distintos, porém, que se complementam no desenvolvimento do logo de uma empresa. Vale destacar que um logo não necessariamente precisa conter os dois elementos. Voltando ao exemplo da Coca-Cola, o logo é composto apenas pelo nome da marca. Esse nome é único e marcante, a fonte utilizada para a escrita também é bastante chamativa e esses já são elementos suficientes para que o logo seja facilmente reconhecido e associado com os produtos da marca.
O exemplo da Audi também é bastante similar, mas neste caso, em geral, os carros da marca alemã possuem apenas o design gráfico que são os círculos em forma metálica entrelaçados. Ao ver um carro com aquela logomarca a pessoa imediatamente associa o automóvel com a marca alemã e os seus diferenciais.
Sendo assim, fica evidente que além de entender a diferença entre esses dois conceitos também é necessário entender suas respectivas importâncias. Ter uma marca e reforçá-la por meio de um logotipo, logomarca ou ambos é muito importante. O elemento visual é bastante importante para as pessoas, pois a primeira impressão é a que fica e essa impressão é gerada por meio do contato visual.